1. Abra o gabinete, retire o chassi de metal e fixe as buchas de latão (pelo menos duas, sendo três o ideal). Fixe a placa mãe no chassi com arruelas isolantes e parafusos M3 rosqueados nas buchas. Insira espaçadores de plástico nos pontos ideais para que a placa-mãe, ao sofrer pressão para instalação de memórias, por exemplo, não toque no chassi.
  2. Instale o processador na placa-mãe, respeitando o Pino 1. Aplique pasta térmica entre o cooler e o processador e encaixe o cooler com cuidado. Instale os módulos de memória, respeitando o Pino 1 das memórias SIMM ou os chanfros das memórias DIMM.
  3. Configure a placa mãe de acordo com o manual, utilizando os jumpers ou dip-switchs e coloque-a de lado por enquanto.
  4. Configure os drives (HD,CD-ROM, etc.) em Master, Slave ou Cable Select. Fixe primeiro a fonte e depois os drives nos alojamentos do gabinete.
  5. Coloque a placa-mãe ao lado do gabinete. Conecte a placa de vídeo, teclado e monitor. Conecte o P8 e P9 e o start, ou conector ATX. Teste as conexões elétricas, para ter certeza de que está tudo certo e só então ligue o PC. Basta esperar que apareça a imagem para considerar um sucesso, o trabalho realizado até aqui.
  6. Desconecte o cabo de alimentação da fonte na parte traseira do micro. Encaixe os flat cables na motherboard e os cabos de energia ("chicotes" da fonte) nos dispositivos. Conecte a placa de som, modem, portas seriais, paralelas, USB e outros cabos existentes.
  7. Conecte os cabos do painel traseiro (mouse, teclado, vídeo, alimentação) ligue e teste o funcionamento do PC com todos os seus dispositivos.
  8. Prepare o HD e formate (se for o caso) o HD usando um disquete de Boot .
  9. Instale o sistema operacional e os drivers das placas existentes, iniciando pelos drivers da placa mãe. Verifique se todos os dispositivos estão funcionando correctamente.